sábado, 16 de fevereiro de 2013

Sobre "O mundo da Lua"

"Cadê o meu seriado antigo?"

"Foi cancelado.

"Que seriado é esse...?"

"É um seriado novo. Vai ser bom, você vai ver. Vai ser de acordo com o que você quer para si."

"Que chato!"

"Ah, Lucas, não é tudo o que você queria? Você vai poder ser a Rosa, a mamãe, o papai, eu, a família toda nessa casa imensa, todos ao mesmo tempo....."

"Aliás, essa é uma coisa que eu nunca entendi. Por que a Rosa limpa essa casa todinha se ela mora sozinha no quartinho de empregada e a casa está vazia?"

"Sei lá, Lucas....pode ser que a casa seja tombada como patrimônio nacional e a Rosa seja a zeladora...."

"Não sei, essa história está muito esquisita Ju-ju-ju"

- O bebê chutou!

- Sério Carol? Deixa eu ouvir....

"Quem é o bebê?"

"A mamãe está grávida"

"Como assim?"

DEIXA QUE EU EXPLICO - rosa

VOCÊ NÃO NASCEU AINDA....

"Não?"

"NÃO. VOCÊ E SUA IRMÃ ESTÃO NA BARRIGA DA SUA MÃE....É QUE QUANDO OS BEBÊS ESTÃO NA BARRIGA DAS MÃES ELES INTERAGEM COM OS PAIS, E QUEREM SABER O QUE ESTÁ ACONTECENDO NO MUNDO AQUI FORA, POIS SÃO HUMANOS COMO NÓS E SÃO CONCEBIDOS COM UMA PORÇÃO DE INFORMAÇÃO DENTRO DELES.....POR EXEMPLO, QUANDO VOCÊ NASCE, VOCÊ NÃO SABE QUAL É O PAÍS QUE VOCÊ VAI NASCER. COMO É QUE VOCÊ APRENDE O SEU IDIOMA? QUANDO O BEBÊ NASCE, A RELAÇÃO ENTRE ELES E OS PAIS JÁ ESTÁ UM POUCO 'DESGASTADA' DO PONTO DE VISTA DO BEBÊ....."

"Acontece - AVÔ - que os pais não conseguem idealizá-los como bebês para se comunicar com eles, pois para eles, bebês não falam nem fazem essas perguntas difíceis e existencias que os pais passam a se questionar quando estão grávidos, então eles os idealizam como crianças mais velhas...."

"Inclusive, nesse momento seu pai e eu estávamos discutindo sobre quem é mais velho, se você ou sua irmã, uma vez que nós descobrimos que estávamos gravidos dela primeiro"

"É que o médico acha que vocês foram fecundados com certa diferença relevante de horas
e isso para um feto equivale alguns anos..."

"Isso significa que o bebê que está na frente sairá antes quando
você for dar à luz...."

"Quem é ele? E o que é 'luz'?"

É SEU AVÔ, LUCAS - rosa

"E o que é avô?"

"Luz é o que faz brilhar as estrelas...." - com certo temor, imaginando que por não ser reconhecido pelo neto, talvez já tenha morrido e está no pós-vida.

"Estrelas....o que são estrelas?"

"Elas ficam no céu"

"Ué, eu achei que já estava no céu. Mas aqui não tem nenhuma "luz"'

"Tudo bem, Lucas, vou te dar um telescópio para você espiar o céu no dia do seu aniversário"

"O que é 'telescópio'"

"No dia do seu aniversário você vê"

"E quando vai ser meu aniversário?"

Carol - "Um ano depois que você nascer, e você nem nasceu ainda....!"

"E o que é avô mesmo?"

"Ele é meu pai."

"Pai....do meu pai? Então como eu vou saber que meu pai já nasceu....?"

A vizinha chegando.

"Quem é ela?"

"É a namorada do vovô."

"Ela está grávida também?"

Risos

"Vim ver como estão meus netos!"

"Seus netos? Nós ainda nem nos casamos...."

"Mas você me levou ao baile aquele dia, lembra?"

E essa é aquela hora em que a casa fica vazia, iluminada e fresca porque os adultos saíram para trabalhar. A vizinha, como toda mulher, sonha em ser desposada para ter alguém para olhar.
A mãe já foi trabalhar e o avô continua falando com o neto. Toda criança é muito esperada pelos adultos e até hoje ninguém jamais soube explicar porquê.

"Mas eu tenho mesmo que esperar até meu aniversário??"

"É que....vai fazer sentido, você vai ver."

No dia do aniversário do Lucas, uma festa mal-sucedida e forjada que veio a calhar, pois a Juliana estava naquela fase em que gostava de perguntar sobre os primos, o telescópio caiu no chão e quebrou. Que bela mentira para um bebê não sair da barriga antes da hora!

"Acho que seu pai está louco.....primeiro fala para nós fingirmos que estamos em uma festa para um bebê que nem nasceu, depois fica falando que talvez tenha morrido porque o Lucas não reconhece ele....."

"Como assim, meu pai não é louco. Nós também não vemos os bebês e estamos sempre falando com eles.....E vamos parar com isso, porque lembre-se que com a mesma medida que medires, serás medido. Aliás, eu acho que você nem está grávida. Deve ser gravidez psicológica isso aí"

IH, TÁ TODO MUNDO LOUCO NESSA CASA.... - rosa

"E agora vô? A festa deu toda errado, colocaram toda a culpa na Rosa e eu Só ganhei presente chato. Ainda por cima, ganhei um pesadelo....um tal de jacaré!"

"Tenha calma, Lucas. Eu tenho algo para você."

"O quê?"

"Para compensar seus pesadelos, vou te dar algo que se chama sonho."

"Como é isso?"

"Está nesse aperelho."

"E o que é isso?"

"Isso tem uma fita, uma fita como essa que você segura em seu umbigo, só que ela está enrolada centenas de vezes dentro da sua cabeça. Se chama cérebro e você pode imaginar o que quiser com ele. E o que você imaginar será só seu, ficará para sempre com você."

"Nossa....posso contar as histórias para a Ju-ju-ju-ju"

"Sem dúvida!"

"Ah tá que eu tenho uma fita de gravador enrolada na minha cabeça....."

"Eu nem te contei ainda!"

"É que eu ouço tudo o que vocês conversam...."

"Quer dizer que nós temos o mesmo....cérebro?"

"Não, ô. Quer dizer que nós temos o mesmo tímpano."

"Mas se o papai e a mamãe também ouvem....eles não devem ter nascido mesmo!"

Matrix falava sobre isso também. Que todos nós somos fetos tentando adivinhar quantos anos temos em diferentes tipos de realidades terrestres. De acordo com o quanto de dinheiro temos, experienciamos mais ou menos situações de maturidade sintética, naquilo que esse dinheiro proporcionar. Alguns tem medo de ganhar dinheiro, para não terem que perder a inocência da infância, o que os distanciariam de seus pais. Algumas pessoas, que perderam os pais cedo, tem dificuldade com dinheiro pois isso os faz sentirem inconscientemente na sua impotência diante das situações materiais, que ainda estão sendo cuidados por alguém, e isso os aproxima dos pais deles.

"O mundo da Lua" é um seriado que passou na tv cultura - Brasil em 1990, quando ainda não se falava sobre internet. Este texto é uma interpretação do seriado, mas não é seu conteúdo original.

Bebês na consciência de uma casa vazia e arejada, casa essa que descansa no conforto e cuidado de uma flor, cujo filho a nutre com sua atenção.

Tara, SP - 2013

- Leiam: A Poética do Espaço, Bachelard
Assistam: Entrevista com o vampiro (apesar de eu não gostar de filmes de vampiros), Matrix (a trilogia) e Charlie e Lola (desenho)

BABA NAM KEVALAM

Nenhum comentário:

Postar um comentário