quarta-feira, 19 de outubro de 2016

Reforma educacional

Em adendo ao artigo sobre o início da ditadura militar e o fim de certas matérias nas escolas, estive conversando com uma senhora conservadora que me atentou à questão do devido aproveitamento das matérias como sociologia, filosofia e artes.

Concluí que apesar de muitos professores estarem preparados para fazer seu trabalho com competência, há a falta de comprometimento de algumas equipes pedagógicas, que não acreditam que ensinar é mudar a consciência do indivíduo sobre o novo momento do mundo e sobre qual seria seu papel neste novo panorama. Sem ter o ensino voltado para estas questões, as matérias assinaladas como filosofia, sociologia e artes tem seu aproveitamento reduzido. Seria necessário uma reciclagem de todos os professores destas áreas para garantir que o papel de formar uma sociedade pensante e voltada para questões práticas do futuro relacionadas à economia, sustentabilidade e sociedade, e qual posição social que cada aluno irá portar hoje e amanhã, com o total apoio e mente aberta das equipes pedagógicas.

Att,

Thais Moraes

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