terça-feira, 16 de outubro de 2018

Feliz dia dos Professores para todo o Ministério da Educação!

Ontem foi dia dos professores, e eu como professora interina (mas particular), quero me pronunciar sobre as divergências dos presidenciáveis sobre a posição do ensino fundamental no país.

Apesar de acreditar ser essencial a existência e predominância de escolas de período integral para o ensino fundamental, acho que a criação de plataformas virtuais, com presença quinzenal ou mensal e acesso diário obrigatório por mais de 5 horas, para crianças em situações especiais como: familiar presidiário ou com processo correndo (no Brasil, as empresas de detetive que poderiam se desenvolver somente em atividades sustentáveis como descritas em: http://tarafatosefilosofia.blogspot.com/2018/09/detetives-i.htmlhttp://tarafatosefilosofia.blogspot.com/2018/09/em-sao-paulo-os-detetives-ou.html são também contratadas para especular sobre a situação das pessoas com nomes inscritos no "chacal", e para as crianças que tem que conviver com o peso dessas "notícias populares" é muito difícil assimilar a matéria escolar. Outra situação são para crianças em tratamento de câncer, populações ribeirinhas, e ainda famílias de posição religiosa divergente à exposição aos fatores de risco moral presente nas escolas (por causa da diversidade). Isso deve ser respeitado, quando for a vontade da família, assim como em países Norte-Americanos. Em alguns casos, o adolescente em situação de ensino em casa não ingressa no Ensino Médio regular, mas sim, EJA (Educação de Jovens e Adultos), e em 1 ano e meio obtêm seu diploma para ingressar no mercado de trabalho. Após, pode matricular-se em cursinho preparatório para ingressar também na Universidade.

Inclusive, essa mão de obra formada no ensino à distância, sem tanto preparo, é aquela que financia a educação pública sonhada por todos através do plano de governo de Haddad. Somente lembrando que apesar da escola em tempo integral ser absolutamente necessária, o papel da escola NÃO É vestir, calçar e alimentar a criança, mas prover o ser com conhecimento de qualidade. O foco na comida atrapalha a educação, pois a criança fica sonhando com a hora da merenda e se distrai com o ronco do estômago. A comida deve ser boa, mas acima de tudo, deve haver um gerenciamento de matérias, mantendo as atividades físicas, sejam elas corporais, artísticas, lúdicas ou estratégicas como de imediato antes da merenda, e matérias de exatas logo após.

 A educação ideal é financiada pelos que se submetem à reclusão do retiro da escola à distância, porque o que se economiza na utilização das plataformas virtuais, investe-se em criação de empregos para as famílias. Os alunos que fazem curso EJA tem como objetivo imediato o ingresso no mercado de trabalho, não a formação acadêmica, e assim sustentam os órgãos públicos para a geração de novas vagas no mercado de trabalho. Em contrapartida, as escolas e Universidades de tempo integral, desde muito cedo na vida do estudante estará fomentando a pesquisa em todas as áreas, trazendo também mais empregos para a população.

Seria bonito ver um dos dois presidenciáveis ganhando a eleição e chamando o outro para algum ministério. Seja qual quer um dos dois Presidente, estaremos em boas mãos! Devemos somente evitar a manipulação do "chacal". E torcer para que nem o militarismo ditatorial, nem a corrupção do mensalão e do petrolão, retornem!

Att,

Thais Moraes

Nenhum comentário:

Postar um comentário