segunda-feira, 29 de outubro de 2018

Direito de ir e vir

Hoje perguntei a algumas senhoras na rua:


"Por quais motivos a senhora gosta de utilizar seu direito de ir e vir?"


Escolhi idosas, porque em sua maior parte são aposentadas e por ser àquele momento cerca de 3 horas da tarde, elas não deviam estar inseridas no mercado de trabalho. Também porque, quando idoso e principalmente mulheres, as famílias se objetam contra o direito delas de ir e vir.

As respostas mais recorrentes foram: Canto Coral, Academia, Consulta Médica, Igreja e principalmente Supermercado.

Todo mundo gosta, né. Mas quando estamos aposentados, devemos exercer este direito que muitas vezes nos foi negado pelo ritmo de produção e trabalho da juventude.

Se você não está aposentado e busca uma colocação no mercado de trabalho, como gostaria que as novas administrações de seus Estados e do País disponibilizassem opções para exercer sua Liberdade de Ir e Vir quando não tem suas entrevistas de emprego agendadas?

CEUs?

A vantagem dos CEUs é que fazem parte da comunidade desfavorecida. Mas em contrapartida, isso também é uma desvantagem, pois deixa a comunidade retida na periferia, sem sua representação na cidade.

CE - Centros Esportivos?

Quando equipados e disponibilizando vagas para TODA a comunidade, são uma excelente opção de área de convivência. Seria necessário que os alunos dos CEs tivessem um Bilhete Único para frequentar os cursos três vezes por semana e que os CEs estivessem localizados não somente em áreas desvitalizadas dos bairros, mas junto a centros comerciais, para que o que atuam na cidade como "detetive/promoter/extra" e "influencers" tivessem um motivo além para circular.

SESCs?

Sua estrutura arrojada, seus eventos articulados fazem do SESC uma opção de qualidade. Infelizmente, o público alvo é a elite.

E VC?

COMO VOCÊ DEFENDE E EXPLICA COMUNITARIAMENTE SEU DIREITO DE IR VIR?

aTT,

Sushamana ÖM (Thais Fernanda Ortiz de Moraes)

Nenhum comentário:

Postar um comentário