sexta-feira, 28 de fevereiro de 2020

mukti-pradātā sarveṣāṁ viṣṇur eva na saṁśayaḥ

Bhagavad Gita, Capítulo 7, verso 14 pg 393

mukti-pradātā sarveṣāṁ viṣṇur eva na saṁśayaḥ: “Não há dúvida de que Viṣṇu é aquele que outorga liberação a todos”.

Mateus 8:1-4


E, descendo ele do monte, seguiu-o uma grande multidão.
E, eis que veio um leproso, e o adorou, dizendo: Senhor, se quiseres, podes tornar-me limpo.
E Jesus, estendendo a mão, tocou-o, dizendo: Quero; sê limpo. E logo ficou purificado da lepra.
Disse-lhe então Jesus: Olha, não o digas a alguém, mas vai, mostra-te ao sacerdote, e apresenta a oferta que Moisés determinou, para lhes servir de testemunho.

(Jesus, diante da ignorância material, promove a saúde)

O capítulo 7, verso 4, do Bhagavad Gita Como Ele É, explica como somente o aspecto Visnu de Krsna pode livrar de rajo-guṇa (paixão) e tamo-guṇa (ignorância) - Pois Krsna também tem o aspecto Brahma (Deus impessoal) em Si. {Brahma é a força casual e acausal que une  as partículas, átomos e moléculas nas vidas materiais. Brahma é impessoal. Budistas acreditam neste aspecto de Deus} [Shiva é uma incógnita para muitos Hare Krisna (apesar de alguns afirmarem Ser o aspecto Jesus Cristo de Krisna em encarnações Cosmológicas passadas)

O capítulo 7, verso 14 do Bhagavad Gita termina com a frase mukti-pradātā sarveṣāṁ viṣṇur eva na saṁśayaḥ: “Não há dúvida de que Viṣṇu é aquele que outorga liberação a todos”.


frase, dentre muitas no Bhagavad Gita que me remete à Jesus libertando o leproso da ignorância material, e também ao Salmo Responsorial de hoje dia 28/02/2020, (ano Bissexto), Sl 50


Responsório (Sl 50)
— Ó Senhor, não desprezeis um coração arrependido!
— Ó Senhor, não desprezeis um coração arrependido!
— Tende piedade, ó meu Deus, misericórdia! Na imensidão de vosso amor, purificai-me! Lavai-me todo inteiro do pecado, e apagai completamente a minha culpa!
— Eu reconheço toda a minha iniquidade, o meu pecado está sempre à minha frente. Foi contra vós, só contra vós, que eu pequei, e pratiquei o que é mau aos vossos olhos!
— Pois não são de vosso agrado os sacrifícios, e, se oferto um holocausto, o rejeitais. Meu sacrifício é minha alma penitente, não desprezeis um coração arrependido!
Haribol!
Thaís Fernanda Ortiz de Moraes

Nenhum comentário:

Postar um comentário