terça-feira, 31 de março de 2020

lavanderia

na lavanderia de onde morei com meu marido por 16 anos, casada nos últimos 4, descansa meu passado oculto.

ele dizia ao seu filho mais velho: Thaís dorme aí.

o filho não entendia porque a lavanderia era o lugar mais bagunçado e empoeirado da' casa velha e suja.

mas naquela lavanderia estavam o meu

1992: faltou luz mas era dia, o sol invadiu a sala, fez da tv um espelho, refletindo o que a gente esquecia, quando invadiram a casa e levaram o pc de papai porque ´somente pessoas ricas podiam ter computador a não ser que fossem jornalistas e isso era subversivo´ - primeiro contato com drogas, e eu que já era de Conselho Tutelar por causa de motivos como este, sendo assim da Unicef, ganhei outra falsidade ideológica famosa, à qual não tenho direito financeiro algum.

anos 60: senhora L. vendendo crack e dizendo que era sabão para lavar a panela de pressão, deu uma sequência de falsidades ideológicas de mais de 100 números para pagar por um trabalho de troca de lâmpada às 21hs da noite. Não havia mais ônibus para voltar e o avô se perdeu. Gosto de acreditar que ele foi para o Nordeste e ficou famoso com suas letras de música. Qualquer dia conto minha versão. A escada da história está lá naquela lavanderia.

1990: máquina de secar da avó, porque pessoas pobres não podem ter esse tipo de eletrodoméstico.

no presente, na lavanderia dorme meu cachorro. mas só por enquanto, amanhã ele se muda.

ele nunca deixou eu comentar nenhuma dessas coisas
e fez questão de guardar cada uma delas
para que eu lembrasse que nossa aliança
vinha antes de 2004, quando nos conhecemos em Anônimos.

vinha antes de eu ter nascido em 1983

vinha de um passado mexicano

com um pouco de Woodstock USA 1970´s

eu não sei como ele sobreviveu à vida sem mim

mas ele foi indo

e ele me reconheceu

ele tomou coragem

e se ofereceu

me fez mais feliz do que eu poderia explicar aqui

a saudade agora é só o detalhe da espera
pelo retorno
ou pelo reencontro
Junto ao Pai

Seja o que queira acontecer antes.

TE AMO JOÃO,

THAÍS

Nenhum comentário:

Postar um comentário