quarta-feira, 20 de março de 2019

TRAMA - jogo de guerra, tabuleiro ou selo musical?

https://en.wikipedia.org/wiki/Mass_surveillance - MASS SURVEILLANCE: Vigilância do FBI em relação à pessoas com atitude suspeita na sociedade, de dentro de seus lares.

https://en.wikipedia.org/wiki/COINTELPRO - COINTELPRO: Técnica para Mass Surveillance, que utilizava linhas telefônicas e fibra ótica para ouvir conversas nos lares, e até mesmo ondas de frequência sonora.

A Rússia desenvolveu um jogo de guerra chamado "Trama".

O "Trama" foi mais tarde transformado em jogo de tabuleiro, que nunca chegou a ser comercializado no Brasil. Com base no que se passava na vida cotidiana das pessoas, o jogo tratava-se de um "Banco Imobiliário", em que cada jogador recebia 3 cartas de "falsidades ideológicas de gaming", com informações como: profissão, hobbies, endereço, estado civil, etc. Na medida em que era enquadrado pelos outros competidores com tais informações, naquele exato momento do tabuleiro, perdia a falsidade ideológica em questão. Podia, então, ganhar mais uma carta de informações de falsidade ideológica. O máximo de cartas sobressalentes que podia ganhar eram 3. O máximo que podia restar eram 4. Batia quem chegava a 1. O jogo também podia acabar assim que alguém chegasse a 8; neste caso, ganhava quem tivesse menor número de cartas na mão, podendo haver empate.

Praticamente, o objetivo do jogo era parecido com o "Cara a Cara" infantil:

1- Saber quem eram as pessoas que estavam no jogo naquele momento (as propriedades negociadas estavam relacionadas às informações de cada falsidade ideológica e cada falsidade ideológica relacionava-se entre si).
2- Saber o máximo de informações que os outros tem sobre mim.
3- Saber o máximo possível sobre mim mesmo.
4- Saber quais falsidades ideológicas você sabe que eu tenho.

Assim sendo, o objetivo do TRAMA é saber e ter controle sobre todas as falsidades ideológicas que você mesmo possui, não o contrário. Para isso, é necessário o mínimo de falsidades ideológicas possível, e de preferência imune de ônus. Ironicamente, nós passamos a saber sobre as nossas falsidades ideológicas (4), na medida em que elas se revelam através do rival (2). É um jogo cíclico, no qual quanto menos falsidades ideológicas se mantem, mais bens se acumula.

Nos anos 90, "Trama" tornou-se o nome de um selo de música nacional (Brasil). Argumentava-se que todas as pessoas podiam ouvir-se em seus lares, portanto era impossível manter o sigilo de composição, nem saber ao certo quem havia feito o trabalho.

Logo, o objetivo inicial do selo "Trama" era privilegiar a pessoa que fez o primeiro contato com a gravadora e apresentou o trabalho de início. Mas isso não durou mais que dois ou três anos: com o passar do tempo a gravadora passou a beneficiar músicos mais experientes, ou aqueles que já buscavam colocação no mercado há certo tempo, com o mesmo argumento inicial de que qualquer pessoa poderia ter ouvido o trabalho pela "rede" de sua cidade (similar ao Cointelpro).

Há a possibilidade do desenvolvimento de aparelhagem/software/app compatíveis ao Cointelpro de cada região, para troca de informações como facebook, whatsapp, email, skype de forma confidencial com pessoas em conversas ocultas (rede de ondas sonoras/Mass Surveillance)?

Luv luv luv

Thais Fernanda Ortiz de Moraes - Sushamana Lavignia Radharani Matagi

Nenhum comentário:

Postar um comentário