quinta-feira, 17 de setembro de 2020

Moro vs Bolsonaro - amigos até que o Congresso os separe

 

Moro acusa Bolsonaro: entenda o inquérito no STF

Ministro Celso de Mello, do STF, autorizou abertura do inquérito para investigar denúncias do ex-ministro da Justiça contra o presidente. Moro disse que Bolsonaro tentou interferir politicamente na Polícia Federal e em inquéritos relacionados a familiares.


https://g1.globo.com/politica/noticia/2020/04/28/moro-bolsonaro-inquerito-stf-entenda.ghtml



Mas que impasse, hein?
Uma acusação de pressuposto um tanto o quanto aleatório e cheia de conjecturas.
O que quero dizer?
Para provar qualquer uma dessas acusações seria necessário provas contundentes, ou seja: por escrito, por áudio, vídeo, etc. Algo que determinasse um flagrante. Outrossim, a dúvida cai "na palavra contra a outra"

Mais óbvio seria afirmar que Moro havia sido acusado de manter a Lava Jato mesmo após a conclusão de reembolso do Petrolão à Petrobrás (algo que até agora não sei se já aconteceu por completo), e utilizou essa "desculpa" (a presente acusação contra o Presidente) para culpar Bolsonaro de seu afastamento do ministério da Justiça, e ao mesmo tempo permanecer na claridade dos acontecimentos para tentar uma candidatura nas eleições de 2022.

Não saberia dizer, no entanto, se a gama constitucional, regida por alguns Congressistas corruptos, colocou a parceria Moro-Bolsonaro em risco, pelo motivo mencionado: esses mesmos Congressistas embolsaram o dinheiro do Petroleoduto, e não conseguiriam atender à ordem de devolução à Petrobrás.

Diante desta impossibilidade (a de exercer a Justiça, à qual ele havia conquistado sua posição), e por cause de seu Pacote Anti-crime ser pouco discutido, eu acredito que Moro se utilizou desta "desculpa" para evitar envolver-se com a corrupção, prevendo que talvez houvesse a "tratativa de suborno", que já previa quando acusações contra ele despontaram no "Intercept".

Não vou afirmar que as acusações sejam falsas, nem que sejam acusações de omissão por parte do presidente. Nem poderia. Acredito, no entanto, que se tratem de acusações por falta de apoio, permissão e liberdade ao que o ex-ministro da Justiça se propôs desde o começo. Acusações estas, utilizadas como desculpa para ausentar-se de um ambiente inóspito à posição de poder diante da grandiosidade punitiva da Lava-Jato.


https://www.bbc.com/portuguese/brasil-43432053

Esse link fala do dinheiro recuperado pela Lava Jato aos cofres públicos. Motivos para questionar o desvio de dinheiro durante a recuperação aos cofres públicos, e corrupção. Mas essa é outra investigação, que pertence ao MPF, e cuja proposição (?) talvez tenha sido o real motivo do afastamento de Moro. Não há evidência alguma do envolvimento do Presidente em tais improbidades, outrossim, essa nova investigação já teria se tornado pública.

O link também menciona o Triplex do ex-presidente, que ainda não foi contabilizado nesta conta de devoluções. Acredito que esse Triplex é somente um símbolo para denunciar a real atuação da Odebretch: desvio de verbas da Petrobrás para compra de maquinário para a Construção Civil, e obras inacabadas, superfaturadas, e com venda na planta. A novela "Amor de Mãe" denunciou muitas obras como essas no Rio de Janeiro. Esse crime vem ocorrendo desde os anos 1980, com desvio de verba de investimento destinado ao BNDES, vindos do Conselho Tutelar e Unicef. Afirmo que a máfia responsável por este crime tem duas deputadas e uma candidata à presidência. Devido à censura das Fake News, não poderei orientá-los quanto a voto, neste quesito. Mas posso dizer 3 coisas:
- Bolsonaro consegue lidar com crises (não estamos declarando estado de calamidade pública, em pleno Covid e desemprego recorde)
- Moro também seria uma boa opção para 2022 (liderou a Lava-Jato e provavelmente tentou levar as punições até o fim)
- Os valores divulgados e recuperados pelo Petroleoduto batem mais de 43 bilhões. Um Triplex pode até ser motivo de explicar a razão do Petroleoduto (Construção Civil Corrupta). Mas o valor não é compatível com o tipo de propina (provavelmente depositada em Paraísos Fiscais), que está sendo explicada aqui.


Att,


Thaís Fernanda Ortiz de Moraes

Nenhum comentário:

Postar um comentário